3. na aula de ciências

a terra é plana e vasta. viajando-se por ela indefinidamente pode-se voltar ao mesmo ponto de onde se partiu como se de fato o estivesse alcançando pelo outro lado. sabemos que a circunavegação é uma ilusão criada por certas anomalias magnéticas e por tudo que nos ensinaram até hoje sobre a terra ser redonda. há, ao leste, uma cordilheira que ninguém, jamais, ultrapassou. dizem que vem com o vento, das bandas de lá, um rumor que não se ouve vindo das bandas de cá. é, dizem, o rumor das estrelas.

o mar marca apenas uma parte da fronteira da terra plana. não cai no abismo como dizem as lendas, mas é contido pela ação da atmosfera, como num aquário. a atmosfera é uma redoma e abrange uma área muito maior do que os cálculos imaginam, porque os cálculos estão baseados na idéia errada de que a terra é redonda. as estrelas estão dentro da atmosfera e poderíamos alcançá-las com semanas de viagem. essas primeiras estrelas são as estrelas de orientação e são muito pequenas. para além da atmosfera ficam as outras estrelas e os planetas. alguns são redondos. há ainda estrelas de orientação que escapam da atmosfera e não sabemos mais delas.

os moradores de fora da redoma atmosféricas nos visitam e sabem que a terra é plana. há várias referências a isso esculpidas em rochas junto a lagos gelados e pintadas em cavernas, junto a antigos desenhos de feras e rituais.às vezes num beco de uma grande metrópole podemos encontrar mensagens cifradas dos seguidores da terra plana. são alertas. gente como nós. já sabem de tudo e traçaram um plano, que logo virá a tona. vai dizer que vocês nunca viram esses desenhos?

Nenhum comentário: